O regresso de Venus Williams ao US Open não foi o desejado e terminou ao cabo de 75 minutos, com a norte-americana de 75 minutos a apresentar-se visivelmente limitada e a cair na ronda de estreia daquela que foi a 24.ª vez em que disputou o Grand Slam norte-americano.
Lesionada no joelho direito, a campeã de 2000 e 2001 não esteve à altura do desafio e foi derrotada pela qualifier belga Greet Minnen (atualmente no 97.º posto da hierarquia) pelos parciais de 6-1 e 6-1.
O encontro desta terça-feira foi o 100.º na variante de singulares para Venus Williams no US Open e tornou-se na derrota mais pesada da carreira da norte-americana em Nova Iorque.
Recentemente, a sete vezes campeã de torneios do Grand Slam desistiu do WTA 250 de Cleveland por causa desta mesma lesão no joelho. Antes, tinha conquistado a primeira vitória dos últimos quatro anos sobre uma top 20, perdendo na segunda ronda para Zheng Qinwen depois de liderar por 6-1 e 2-0.
A ex-número um mundial está atualmente no 410.º lugar do ranking e precisou de um wild card para participar nos seis torneios que antecederam o US Open (para o qual também recebeu um convite): o WTA 250 de Auckland, em janeiro, os WTA 250 de ‘s-Hertogenbosch e Birmingham, em junho, Wimbledon e ainda os WTA 1000 de Montreal e Cincinnati.