O primeiro capítulo da rivalidade entre os amigos Frederico Silva (229.º classificado no ranking ATP) e Gastão Elias (358.º) sorriu ao tenista caldense, que no final da tarde desta quarta-feira inscreveu o nome na segunda ronda do Challenger de Maiorca, o Rafa Nadal Open.
Frente a frente pela primeira vez na história do circuito profissional, o caldense de 28 anos levou a melhor sobre o lourinhanense de 32 anos em duas partidas, por 6-3 e 6-1, ao cabo de 1h30.
O duelo inédito ficou marcado pela baixa percentagem de primeiros serviços de ambos (Silva colocou 57%, Elias 59%) que o mais novo aproveitou para colocar muita pressão no “saque” do compatriota, conseguindo criar um total de 12 oportunidades de break das quais converteu quatro.
A maior solidez e agressividade no piso rápido ajudou Frederico Silva a impor-se e, anulando os dois pontos de break que enfrentou, o tenista das Caldas da Rainha avançou para a segunda ronda.
O italiano Mattia Bellucci, quinto cabeça de série fruto do 182.º lugar no ranking, será o próximo adversário.
Para além de Silva e Elias, o Challenger de Maiorca também conta com a participação de João Sousa (259.º), que ainda esta quarta-feira, em sessão noturna, terá pela frente Kalin Ivanovski (330.º), da Macedónia do Norte.