Estados Unidos e Austrália dominam competições de pares no Mundial de Veteranos

Sara Falcão/FPT

OEIRAS – No penúltimo dia do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos, cinco das seis finais de pares foram disputadas. Os Estados Unidos da América arrecadaram a prova de +60 feminina, um par australiano venceu a competição de +60 masculinos, ao passo que dois tenistas dos mesmos países dividiram esforços para sobressair em +55 homens.

As norte-americanas (+60) foram as primeiras a celebrar no Complexo Desportivo do Jamor. Vicki Buholz e Gayle Prejean, terceiras cabeças de série, superaram Gabriela Vilar (Espanha) e Marcela Voyame (Argentina) por esclarecedores 6-2 e 6-0.

No mesmo escalão, mas na competição masculina, os australianos Simon Arms e Manuel Radic (quintos favoritos ao título) arrasaram a dupla estadunidense composta por Thure Lehto e Neil Levinson com os parciais de 6-0 e 6-2 para erguerem o título mundial.

Em +55, o quadro feminino foi vencido por Jurate Hardy (Lituânia, que horas antes tinha desistido das meias-finai individuais devido a problemas físicos) e Klaartje Baarle (Bélgica), principais credenciadas na prova, depois de derrotarem a dupla alemã Alice Schopp e Anke Wurst (segundas pré-designadas) por 6-2 e 6-4.

Nos homens, Polo Cowan (Estados Unidos da América) e Garry Nadebaum (Austrália) foram mais fortes do que os sul-africanos Brian Clark e Clive Wilson (carrasco de Paulo Travassos na meia-final de singulares de +60) e triunfaram com os parciais de 6-3 e 6-1.

A derradeira final do dia, com honras de court central, teve como protagonistas os alemãs Gillian Brook/Chris Hearn (primeiras cabeças de série) face aos britânicas Christine French e Paul French (terceiras favoritas). A dupla mista menos cotada em +60 saiu por cima por 6-4 e 6-3.

Neste sábado vai realizar-se a final de pares mistos +55, bem como todas as quatro decisões de singulares.

Nas competições de +55 vamos ter direito a finais entre os dois melhores jogadores de cada escalão. Na prova feminina, a italiana Simona Isidori (primeira cabeça de série) e a belga Klaartje Baarle (segunda) beneficiaram da desistência das opositoras das meias-finais – Isidori, ex-número um mundial e primeira cabeça de série, por 6-1 frente à neerlandesa Annemiek Wissink e Baarle, antiga líder da hierarquia em três diferentes escalões, por 3-2 contra Jurate Hardy.

Já no quadro masculino, o neerlandês Bart Theelen (primeiro pré-designado e número dois mundial, antigo líder) derrotou o espanhol Carlos Costa por convincentes 6-2 e 6-0, enquanto que Eoin Collins (segundo favorito e número quatro mundial da idade) ultrapassou o neerlandês Niels De Kok por parciais inversos ao próximo rival.

Nas +60, Helga Nauck (décima do ranking, antiga número um e segunda cabeça de série) justificou o favoritismo e bateu Marina Korepanova (sexta pré-designada) por 6-0 e 6-2, num duelo disputado no court central. A germânica vai agora medir forças no encontro decisivo com a brasileira Patrícia Medrado, oitava favorita ao troféu, que despachou a norte-americana Fran Chandler (quarta cabeça de série e carrasca de Luísa Gouveia na véspera) com os parciais de 6-3 e 6-2.

Na prova +60 masculina, o adversário de Clive Wilson será o sueco Peter Jetzel, após o tenista nórdico ter vencido o britânico Chris Hearn por 6-2 e 6-3.

As cinco finais agendadas para sábado terão início às 10h30: singulares masculinos +55 no Court Central, singulares femininos +55 no Court 1, singulares femininos +60 no Court 2, singulares masculinos +60 no Court 3 e pares mistos +55 no Court 4 do Complexo de Ténis do Jamor.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share