A portuguesa Francisca Jorge (276.ª classificada no ranking WTA) perdeu, este domingo, a final de singulares do ITF de 25.000 dólares de Ourense, em Espanha, onde procurava o segundo título da carreira em torneios desta categoria.
Numa final entre as duas primeiras cabeças de série, a melhor tenista portuguesa da atualidade perdeu por 7-6(1) e 6-4 contra Lesley Pattinama Kerkhove (258.ª), dos Países Baixos.
A disputar a segunda final da temporada e nona da carreira, a tenista de Guimarães entrou melhor no encontro e assinou o primeiro break para liderar por 4-2. Mas a vantagem conquistada nos primeiros jogos desfez-se rapidamente com a reação de Pattinama Kerkhove, que arrecadou três jogos consecutivos e serviu para o parcial. Jorge não baixou os braços, recuperou o break de atraso e ainda liderou por 6-5, mas a partir daí o embate sorriu sempre à neerlandesa.
Resolvida em 1h53, a final deste domingo podia ter dado a Francisca Jorge o quinto título de singulares da carreira e segundo em ITFs de 25.000 dólares, mais de um ano depois da vitória em Cantanhede.
Apesar da derrota, a número um nacional sairá da localidade galega com pontos suficientes para subir cerca de uma dezena de lugares.