Os portugueses João Sousa (270.º colocado no ranking ATP) e Jaime Faria (512.º) conheceram, este sábado, os primeiros adversários no quadro principal e no qualifying do Challenger de Praga, na República Checa.
De regresso à competição pela primeira vez desde que terminou o Porto Open como vice-campeão, Sousa tem a seu cargo o estatuto de quinto cabeça de série e iniciará a participação na prova da capital checa frente ao francês Valentin Royer (327.º), de apenas 22 anos.
Este é um torneio Challenger da categoria 50 (a mais baixa) e tem como primeiro cabeça de série o austríaco Lukas Neumayer (223.º), uma vez que a maioria dos jogadores entre as posições 120 e 240 estarão em Nova Iorque a disputar o qualifying do US Open.
Quanto a Faria, prepara-se para competir num torneio do ATP Challenger Tour fora de Portugal pela primeira vez na carreira. Igualmente de regresso após o Porto Open, no qual esteve em destaque ao ultrapassar pela primeira vez a primeira ronda de um quadro principal e quase derrotar um ex-top 40 (Pierre-Hugues Herbert) na fase seguinte, o lisboeta de 20 anos é o nono pré-designado do qualifying e iniciará a campanha perante o wild card “da casa” Daniel Siniakov, da mesma idade e número 1001 mundial.
Tal como Jaime Faria, mas em Augsburgo, na Alemanha, também Henrique Rocha (igualmente jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis) irá a jogo numa prova do ATP Challenger Tour fora de Portugal pela primeira vez. No caso do maiato, um ano mais novo, a entrada direta no quadro principal ficou a apenas dois lugares de acontecer e será o primeiro cabeça de série do qualifying.