Aos 19 anos, Henrique Rocha (366.º classificado na hierarquia mundial) viajou pela primeira vez na carreira para fora de Portugal com um torneio Challenger como destino e este sábado ficou a saber que terá a seu cargo o estatuto de primeiro cabeça de série no qualifying em Augsburgo, na região alemã da Baviera.
A viver a melhor temporada da ainda curta carreira (já conquistou três ITF de 25.000 dólares), o maiato ficou a apenas dois lugares de entrar diretamente no quadro principal de singulares da prova, no qual será o único representante português.
Assim, iniciará a participação já no domingo, frente ao wild card alemão Philip Florig, da mesma idade e número 901 mundial.
Se confirmar o favoritismo, Henrique Rocha discutirá o apuramento para o quadro principal com o vencedor do encontro entre o austríaco David Pichler (511.º e oitavo pré-designado) e o indiano Ramkumar Ramanathan (576.º).
O torneio de Augsburgo é um Challenger 50 (a categoria mais baixa) e terá como primeiro cabeça de série do quadro principal o argentino Hernan Casanova (242.º), pois a grande maioria dos jogadores entre as posições 120 e 240 estarão em Nova Iorque a disputar o qualifying do US Open.