A polaca Iga Swiatek apurou-se, esta sexta-feira, para as meias-finais do WTA 1000 de Cincinnati pela primeira vez na carreira ao levar a melhor no encontro das duas últimas campeãs de torneios do Grand Slam frente à checa Marketa Vondrousova.
Número um mundial e vencedora de Roland-Garros, Swiatek esteve a perder por 5-3 na primeira partida, mas recuperou a tempo de vencer o parcial no tie-break e a partir daí nunca mais teve resistência da mais recente campeã de Wimbledon, acabando por vencer por 7-6(3) e 6-1.
Apesar de ter servido por duas vezes para a conquista do primeiro parcial, Vondrousova (que não enfrentou qualquer ponto de break nos quatro primeiros jogos de serviço) acusou a pressão e com duas duplas faltas pelo caminho foi quebrada em branco ao 5-4. A checa ainda reagiu e consumou mais um break para ganhar uma segunda oportunidade de servir para a vantagem, mas voltou a vacilar.
Apurada para as meias-finais de um torneio pela 10.ª vez em 2023, Iga Swiatek discutirá pela primeira vez esta fase no WTA 1000 de Cincinnati, onde também nunca tinha jogado os quartos de final. Para a polaca segue-se a vencedora do encontro entre a italiana Jasmine Paolini e a norte-americana Coco Gauff.