Francisca Jorge (276.ª classificada no ranking WTA) carimbou, no início de tarde desta quinta-feira, a passagem aos quartos de final de singulares do ITF de 25.000 dólares de Ourense, em Espanha.
A defender o estatuto de segunda cabeça de série, a melhor tenista portuguesa da atualidade superou um início equilibrado e derrotou a belga Clara Vlasselaer (494.ª) ao cabo de 1h48 graças aos parciais de 7-6(1) e 6-1.
Com um break para cada lado e muito equilíbrio até ao tie-break, o primeiro set foi decidido nos detalhes e sorriu à portuguesa, que triunfou em 42 pontos e viu a adversária vencer 37. A adversária belga ainda ameaçou a retaliação no arranque da segunda partida ao quebrar primeiro o serviço, mas a vimaranense de 23 anos respondeu de imediato e, com três breaks consecutivos, consumou categoricamente o segundo triunfo da semana.
Apurada para os quartos de final, Francisca Jorge terá de aguardar pela conclusão do encontro entre a sétima cabeça de série, Anna Kubareva (347.ª), e a qualifier Alina Charaeva (680.ª) para conhecer a adversária que ficará a separá-la de igualar a campanha de há exatamente um ano neste mesmo torneio.
A jogadora natural de Guimarães é, desde terça-feira, a única representante portuguesa em prova neste torneio de Ourense, uma vez que a irmã mais nova, Matilde Jorge, foi afastada na ronda de estreia no quadro principal depois de passar pela fase de qualificação.