Depois de duas vitórias que lhe permitiram ultrapassar a fase de qualificação, a portuguesa Matilde Jorge (551.ª) perdeu, esta terça-feira, na primeira ronda do quadro principal do ITF de 25.000 dólares de Ourense, em Espanha.
Frente a frente com Lina Glushko (356.ª), a jovem portuguesa de 19 anos não conseguiu contrariar o favoritismo da oitava cabeça de série e perdeu por 6-2 e 7-5 em 1h46.
Com um fraco aproveitamento de pontos disputados no primeiro serviço (venceu apenas 53% contra 75% por parte de Glushko), Jorge sofreu cinco breaks e apenas quebrou o saque à adversária israelita em duas ocasiões, mas chegou a servir para a segunda partida ao 5-3 e teve um set point nesse jogo de serviço.
A derrota de Matilde Jorge deixa a irmã mais velha, Francisca Jorge, como única representante portuguesa no quadro principal de singulares. Esta semana no melhor ranking da carreira (276.ª WTA), a número um nacional defende o estatuto de segunda cabeça de série e medirá forças na primeira ronda com a qualifier mexicana Maria Fernanda Navarro (654.ª).