Iga Swiatek é a destacada candidata ao título de campeã do WTA 1000 de Montreal e pisou o solo canadiano com cinco triunfos na bagagem que lhe valeram a conquista em Varsóvia, há duas semanas. Esta quarta-feira, a número um mundial ultrapassou a primeira barreira com uma vitória consumada com classe depois de um arranque enferrujado.
Para suplantar o primeiro obstáculo no Québec, a polaca de 22 anos fez o necessário para eliminar a resistência da antiga líder Karolina Pliskova (23.ª), checa que ainda complicou os planos na fase inicial da partida. Mas ao fim de uma hora e 50 minutos, foi a mais cotada das jogadoras a agarrar a vitória, por 7-6 (6) e 6-2.
Um deslize na fase inicial colocou Swiatek numa posição mais frágil, mas o break de desvantagem rapidamente foi desfeito pela natural de Varsóvia, que ainda assim voltou a tropeçar posteriormente, para apenas no tie-break passar pela primeira vez para o comando.
Com um maior conforto do seu lado, Swiatek aproveitou o embalo para quebrar o serviço de Pliskova logo na primeira oportunidade do segundo parcial. Pouco depois, dilatou a margem com duas novas quebras contra apenas uma sofrida, que viriam a conduzi-la ao triunfo.
Apurada para a terceira ronda da prova canadiana naquela que é a terceira vez em que atua ou em Montreal, ou em Toronto, Iga Swiatek procura igualar as prestações passadas e vai discutir o apuramento para os oitavos de final frente àquela que prevalecer do embate entre a romena Sorana Cirstea (31.ª) e a checa Karolina Muchova (17.ª).