PORTO – Luca Nardi (153.º ATP), quarto cabeça de série do Porto Open, derrotou Antoine Escoffier (162.º), sétimo favorito, por 7-6(3) e 6-4 para atingir a quinta e maior final Challenger da carreira.
O italiano triunfou em 1h40 minutos, anulando uma desvantagem de 5-3 no primeiro parcial. A partir dessa ocasião, sobretudo após o tie-break, nunca viu o apuramento para o derradeiro dia da competição ameaçado, tendo mesmo alcançado uma vantagem de duplo break no início do segundo set.
Mais consistente e sempre consciente que tinha de ser agressivo para não deixar a ultra agressividade Escoffier impor-se, Nardi encontrou armas para contrariar o jogo do tenista francês, em especial a constante tentativa de encurtar os pontos e atacar a rede.
A final do Porto Open é a segunda da temporada para Luca Nardi – cedeu em fevereiro na decisão em Pune – e a quinta da carreira no ATP Challenger Tour, mas a mais importante por ser na categoria 125.
Para somar o quarto título no escalão intermédio (conquistou três em 2022, todos em hard courts) e sétimo no total, o transalpino terá de superar ou João Sousa ou Jules Marie este domingo às 11 horas, num dia no qual vai celebrar o 20.º aniversário.