PORTO — Jules Marie passou a última semana a festejar no Complexo Desportivo do Monte Aventino, tomou-lhe o gosto e agora não quer outra coisa: embalado, o francês de 31 anos celebrou, esta sexta-feira, a oitava vitória consecutiva na cidade invicta e apurou-se pela primeira vez na carreira para as meias-finais de um torneio Challenger no Porto Open, onde será o próximo adversário de João Sousa.
Mais conhecido pelo canal de Youtube que criou para registar o regresso ao circuito, o jogador gaulês superou uma fasquia inédita ao dar a volta a Denis Yevseyev — cazaque que no domingo entrou pela primeira vez para a galeria — para vencer por 3-6, 7-6(4) e 6-4.
O encontro desenrolou-se ao longo de 2h24 e terminou já depois das 21h, tendo sido um dos mais animados da semana.
E acabou por transformar-se num jogo de resistência entre Marrie (que devolve muitas bolas, mas tem pouca iniciativa) e Yevseyev (detentor de uma esquerda muito potente e conhecido pelo temperamento atribulado). Com mais disponibilidade mental para os momentos de maior aperto, o francês viu recompensada a insistência nas derradeiras partidas: primeiro ao converter o oitavo set point (!) para igualar o encontro, depois ao recuperar de um break de atraso — com 10 pontos consecutivos pelo meio — para resgatar uma desvantagem de 1-3 no parcial decisivo, mas também ao negar quatro oportunidades de contra break ao cazaque já na reta final.
Um dia depois de ter superado Gastão Elias para igualar a melhor prestação em torneios do ATP Challenger Tour, ainda que estes tenham sido os primeiros quartos de final numa prova da categoria 125, Jules Marie deu um passo inédito ao completar o lote de semifinalistas do Porto Open.
A partir daqui em território desconhecido, terá pela frente no sábado um adversário com uma bagagem bem diferente: apesar de não estar com o mesmo ritmo competitivo, ou não fosse este o seu primeiro torneio em dois meses, João Sousa jogará a 17.ª meia-final da carreira no circuito secundário, às quais junta impressionantes 21 ao mais alto nível.