PORTO — Superada uma primeira ronda exigente, João Sousa (atualmente no 352.º lugar do ranking mundial) teve uma tarefa bem mais tranquila na jornada desta quinta-feira e venceu o russo Alibek Kachmazov (327.º) por autoritários 6-2 e 6-2 para carimbar o apuramento para os quartos de final do Porto Open.
No primeiro torneio que disputa desde o final de maio, o tenista vimaranense de 34 anos roçou a perfeição e só precisou de 59 minutos para superar um adversário que não teve argumentos para lhe criar dificuldades do fundo do court, a zona de onde conseguiu desequilibrar, como tanto gosta, com a pancada de direita.
Com quatro quebras de serviço consumadas e sem enfrentar pontos de break, Sousa assinou a segunda vitória da semana e apurou-se para uns quartos de final apenas pela segunda vez em 2023, quase seis meses depois de ter caído precisamente nessa fase no ATP 250 de Córdoba, na Argentina.
Para ir um passo mais longe, João Sousa poderá ter de enfrentar um compatriota, caso o jovem Jaime Faria (19 anos e 516.º) consiga impôr-se contra o francês Pierre-Hugues Herbert (atualmente no 450.º posto, mas ex-top 40 e número um mundial de pares com um vasto palmarés nessa variante).