PORTO – A jogar pela primeira uma segunda ronda de um torneio do ATP Challenger Tour, Henrique Rocha (380.º do ranking masculino) falhou o acesso aos quartos de final do Porto Open após perder para o canadiano Steven Diez (262.º) por 6-3 e 6-2.
Primeiro de quatro português a tentar atingir a antepenúltima fase do maior Porto Open de sempre (categoria 125, um dos três Challengers mais importantes de sempre em solo nacional) e perante boa casa (e com o regresso do sol) no Monte Aventino, Henrique Rocha apresentou-se a bom nível face a um opositor mais cotado e experiente (32 anos para 19 do maiato), mas foi muito penalizado pelo baixo aproveitamento de break points.
O canadiano que reside em Barcelona concretizou três de cinco chances, ao passo que Rocha não aproveitou nenhuma das oito oportunidades – nessas ocasiões, Diez quase sempre elevou o nível de jogo, em especial no serviço, à semelhança do que fez na primeira ronda face a Benjamin Bonzi (segunda cabeça de série), onde salvou as cinco aberturas criadas pelo francês.
Ainda sem perder o ‘saque’, Steven Diez está novamente nos quartos de final de um Challenger em Portugal (perdeu nessa fase no Oeiras Open 3, também da categoria 125, para Pedro Sousa) e vai discutir o acesso às meias-finais ou com o francês Antoine Escoffier (sétimo favorito ao título) ou com o turco bicampeão da prova Altug Celikbilek.
Henrique Rocha despede-se do melhor torneio Challenger da carreira com outro dado relevante: na próxima segunda-feira vai alcançar o melhor ranking de carreira, que se deverá situar no posto 361 ATP.