PORTO – Horas depois do amigo Jaime Faria, também Henrique Rocha somou a primeira vitória da carreira num quadro principal de um torneio do ATP Challenger Tour. No derradeiro duelo da terceira jornada do Porto Open 125, o jovem de 19 anos superou o qualifier Robert Strombachs por 6-4, 4-6 e 6-4.
380.º do ranking ATP, o atual número seis nacional precisou de 2h14 para ultrapassar o oponente da Letónia (395.º), carrasco de Duarte Vale na véspera, na fase de qualificação, num embate com muito público presente apesar de ter terminado já perto das 21 horas.
O encontro podia ter sido resolvido em dois parciais, já que Henrique Rocha, a apresentar grande nível de jogo em especial na pancada de direita (trave-mestra do seu jogo), deixou escapar uma vantagem de 4-2 no segundo set e cedeu mesmo sete jogos consecutivos a partir desse momento.
Quando tudo parecia muito mal parado, o maiato amealhou cinco jogos de empreitada e agarrou com unhas e dentes a chance de se estrear a vencer num quadro principal de um torneio Challenger, cerca de três meses depois da primeira presença, na altura no Oeiras Open 3, também da categoria 125.
Henrique Rocha junta-se, assim, a João Sousa, Jaime Faria, Gonçalo Oliveira e Gastão Elias na segunda ronda do Porto Open, um quinteto que pode ganhar novo elemento nesta quarta-feira, quando João Domingues completar a primeira eliminatória.
No duelo de acesso aos quartos de final, Rocha terá como adversário o canadiano Steven Diez (262.º), que surpreendeu Benzamin Bonzi, segundo cabeça de série (102.º, antigo 42.º e vencedor de oito troféus Challenger) por 6-4 e 6-4.