Como reflexo das participações disruptivas no Figueira da Foz Ladies Open, as irmãs Francisca Jorge e Matilde Jorge subiram mais de 40 posições no ranking WTA, cimentando o estatuto de duas melhores tenistas portuguesas da atualidade.
Aos 23 anos, Francisca Jorge começou a semana passada a alcançar pela primeira vez a segunda ronda de um ITF de 100.000 dólares e ainda fez o mesmo em relação aos quartos de final e às meias-finais, uma campanha que lhe valeu a conquista de pontos para o ranking traduzidos numa subida do 324.º para o 281.º lugar.
Aos 23 anos, a melhor das tenistas portuguesas (é número um nacional há cinco anos) ficou bastante próxima do 279.º lugar a que chegou em junho.
Quatro anos mais nova, Matilde Jorge seguiu os passos da irmã e também venceu pela primeira vez em quadros principais de torneios desta importância, destacando-se por eliminar a primeira cabeça de série num encontro com mais de três horas. E os pontos amealhados permitiram-lhe ganhar 47 lugares para se fixar no 549.º posto, aproximando-se de um top 500 onde, até hoje, entraram 12 compatriotas.