PORTO – Pedro Araújo (892.º da hierarquia ATP) arrecadou a primeira vitória no ATP Challenger Tour desde setembro de 2022 após bater o italiano Fabrizio Andaloro (740.º), com os parciais de 6-3 e 6-2, na primeira ronda do qualifying do Porto Open 125.
O jovem português de 21 anos controlou do início ao fim e enfrentou somente um ponto de break em todo o duelo, encerrando o encontro ao oitavo match point frente ao alternate da fase preliminar.
Este foi o sexto triunfo de Araújo em torneios do ATP Challenger e o primeiro fora da terra batida – as cinco anteriores tinham ocorrido em edições do Oeiras Open (três), no Braga Open e no Del Monte Lisboa Belém Open. De salientar que esta prova é apenas a terceira do lisboeta em hard courts no nível intermédio do ténis masculino e as três ocasiões ocorreram neste palco.
Pedro Araújo tem, agora, encontro marcado com o compatriota João Domingues para esta segunda-feira, que horas depois derrotou Fábio Coelho.
Uma coisa é certa: haverá, pelo menos, mais um português a jogar o quadro principal do Porto Open mais forte de sempre para se juntar a Frederico Silva, Gonçalo Oliveira, João Sousa, Gastão Elias e Henrique Rocha. Se Araújo sair por cima conseguirá pela primeira vez superar uma fase de qualificação de uma prova desta categoria.
Em sentido contrário, Daniel Rodrigues (693.º) cedeu face a Adria Soriano Barrera (469.º), vencedor do Setúbal Open de 2022, por 6-4 e 6-3 e ficou pela primeira ronda do qualifying numa prova na qual foi finalista em 2019, ainda na categoria ITF (25.000).