PORTO – Duarte Vale (atualmente no posto 529 do ranking ATP) superou o francês Enzo Wallart (800.º) por 6-4 e 6-4 e garantiu o acesso à ronda de acesso ao quadro principal do Porto Open.
O 10.º cabeça de série da fase de qualificação impôs o favoritismo – um dia depois de ter jogado a final de pares do ITF de 25.000 dólares que terminou neste domingo – e apresentou-se em bom nível no capítulo de serviço, amealhando 76% de pontos ganhos com a primeira bola e 64% com a segunda, apenas tendo sido quebrado numa ocasião.
Consumada a sexta vitória no ATP Challenger Tour (e segunda em anos consecutivos no Monte Aventino), todas em qualifyings e segunda em 2023, Duarte Vale vai tentar esta segunda-feira um feito que ainda não atingiu anteriormente: ultrapassar uma fase de qualificação de um torneio da segunda categoria do circuito profissional masculino.
Para tal terá de bater o tenista da Letónia, Robert Strombachs (393.º), terceiro mais cotado do quadro preliminar, que neste dia inaugural derrotou o italiano Andrea Guerrieri (692.º) por 6-3 e 6-4.