FIGUEIRA DA FOZ – A jovem russa de 16 anos Alina Korneeva está na final do Figueira da Foz Ladies Open e do maior torneio profissional da curta carreira, isto depois de bater a francesa Harmony Tan por 6-4 e 6-2 em 1h24 minutos.
Vinda da fase de qualificação, e após salvar um match point na ronda inaugural do quadro principal, Alina Korneeva arrecadou a sexta vitória da semana ao superar a ardilosa Harmony Tan (245.º do ranking WTA, antiga 90.ª). Mesmo apesar de uma entrada em falso (2-0), a atual número um mundial de juniores (vencedora do Australian Open e de Roland-Garros na presente época) mostrou-se sempre preparada para lidar com o jogo variado da mais velha opositora (25 anos) e acabou por impor-se com naturalidade no duelo.
Ainda no posto 326 da hierarquia feminina, Korneeva aparece neste momento, virtualmente, no 255.º lugar e garantiu o acesso à terceira (e maior) final profissional, isto depois dos títulos de Casablanca em 2022 (15.000 dólares) e de Pretoria, na África do Sul, em Março (60.000 dólares).
Aliás, a final do Figueira da Foz Ladies Open vai consagrar uma tenista que irá levantar o maior título da carreira, isto porque Carole Monnet, carrasca de Francisca Jorge nas meias-finais, também está na final mais importante.
Ainda antes do encontro decisivo de singulares, Alina Korneeva regressa daqui a pouco (18 horas) ao court para a final de pares, o que torna a semana no Oeste nacional ainda mais especial. Ao lado da compatriota Anastasia Tikhonova defronta Eudice Chong (Hong Kong) e Arianne Hartono (Países Baixos), segundas cabeças de série.