Oito portugueses no qualifying do Porto Open mais forte de sempre

A terceira edição consecutiva e mais forte de sempre do Porto Open enquanto torneio do ATP Challenger Tour arranca este domingo no Complexo Desportivo do Monte Aventino. Organizada entre 30 de julho e 6 de agosto pela Associação de Ténis com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal do Porto, a prova da categoria 125 conta com 13 portugueses em ação na variante de singulares, oito deles já na jornada inaugural em busca do apuramento para o quadro principal.

Finalista do Porto Open nos tempos em que o torneio integrava o calendário da ITF, João Domingues lidera a armada lusa na fase de qualificação. O ex-top 150 e atual 522.º defende o estatuto de oitavo cabeça de série e terá como adversário na ronda inaugural Fábio Coelho (1030.º), também de Oliveira de Azeméis.

O mais novo dos dois conterrâneos é o atual campeão nacional absoluto e recebeu um dos quatro wild cards à disposição da organização. Um dos outros foi para Pedro Araújo (892.º), que medirá forças com o vencedor do único duelo português da primeira ronda se for bem-sucedido contra o alternate que entrará para o lugar deixado vago por Elliot Benchetrit, que desistiu já depois da realização do sorteio.

Os restantes convites foram para tenistas do Norte do país. E os obstáculos serão duros de roer: Tiago Silva, de 18 anos e ainda sem ranking ATP, disputará o terceiro Challenger da carreira (depois de duas aparições no qualifying do “seu” Maia Open, em 2021 e 2022) frente a Lucas Poullain, número 316 da tabela mundial e primeiro pré-designado que no currículo tem dois títulos ITF em Portugal (Beloura 2019 e Faro 2023); e Hugo Maia, de 22 anos, voltará ao circuito Challenger cinco anos depois (estreou-se em casa, no Braga Open de 2018) contra Antoine Hoang, outro francês que por ser o 333.º classificado na hierarquia ocupa o segundo lugar na lista de cabeças de série desta fase.

O grupo de representantes portugueses na fase de qualificação do Porto Open fica completo com os nomes de três jogadores que obtiveram entrada direta: Duarte Vale (529.º e 10.º cabeça de série), Jaime Faria (545.º e 11.º favorito) e Daniel Rodrigues (693.º), madeirense que conhece a sensação de vitória neste palco, pois foi finalista do primeiro Porto Open de sempre no Monte Aventino (em 2019, ainda como ITF). Os adversários deste trio serão, respetivamente, Enzo Wallart (800.º), Ji Sung Nam (638.º) e Adria Soriano Barrera (469.º).

O primeiro serviço do Porto Open será feito às 11 horas, mas no Court Central a ação só começará depois da final do Porto Open M25, uma prova ITF de 25.000 dólares que teve meias-finais 100% francesas e coroará ou Jules Marie, ou Kenny de Schepper como campeão.

Os oito jogadores “da casa” presentes no qualifying estarão à procura de um bilhete para o quadro principal, no qual estão assegurados cinco portugueses: Frederico Silva (211.º) e Gonçalo Oliveira (278.º) foram os únicos a ter entrada direta, mas receberam a companhia de João Sousa (320.º), Gastão Elias (349.º), anunciados na sexta-feira como wild cards, e Henrique Rocha (376.º), entretanto contemplado com o último convite.

Nenhum deles faz parte do lote de cabeças de série que é encabeçado por Quentin Halys (66.º), francês que será precisamente o primeiro adversário de Gastão Elias.

João Sousa também terá um dos favoritos pela frente logo na estreia, ao medir forças com o italiano Mattia Bellucci (175.º e quinto pré-designado) no regresso ao circuito dois meses depois parar para recuperar de uma lesão nas costas.

Frederico Silva foi sorteado contra o bicampeão Altug Celikbilek (289.º), que venceu as únicas duas edições do Porto Open como prova Challenger, e quer Oliveira, quer Rocha terão de aguardar pelo desfecho do qualifying para conhecerem os primeiros adversários.

Qualifying de singulares:

2-Porto-Open-CH-125-Qualifying

Quadro principal de singulares:

3-Porto-Open-CH-125-Quadro-Singulares

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share