Maria Inês Fonte abriu a participação portuguesa na edição de 2023 dos Jogos Mundiais Universitários (Universíadas) com uma vitória dramática ao cabo de 3h40. Mariana Campino e Tiago Torres também seguiram em frente, enquanto Francisco Rocha só jogará no domingo por ser cabeça de série.
Atualmente a estudar na Universidade de Syracuse, no estado de Nova Iorque, a tenista portuguesa de 21 anos precisou de 3h40, mas conseguiu dar a volta a Helena Narmont, da Estónia, e venceu por 4-6, 7-5 e 6-4 no encontro de estreia na prova.
Com esta vitória, Maria Inês Fonte — que antes de atravessar o Atlântico para estudar nos EUA chegou a ser 823.ª classificada no ranking WTA — apurou-se para a segunda ronda, na qual terá como adversária a chinesa Hanyu Guo, 10.ª cabeça de série.
A estreia de Mariana Campino foi bem mais tranquila, dado que 47 minutos bastaram para a estudante da Universidade do Nevada derrotasse Ariun-erdene Erdenebileg, da Mongólia, por 6-1 e 6-0.
A próxima adversária da tenista lusa de 20 anos será Dabin Kim, sul-coreana que é a 11.ª pré-designada.
Francisco Rocha pertence ao grupo de cabeças de série, portanto ficou isento da primeira ronda. Tiago Torres foi, por isso, o único representante luso a ir a jogo no quadro masculino e superou o colombiano Alejandro Moncada Marin por 6-4 e 6-0.
Na segunda ronda, o jovem da Universidade do Texas encontrará Hiraku Shiraishi, japonês que tem a seu cargo o estatuto de oitavo cabeça de série.