FIGUEIRA DA FOZ — Alina Korneeva chegou à Figueira da Foz como uma das jogadoras a ter em conta e não defraudou as profecias, pois para além de ter inscrito o nome no grupo de semifinalistas em singulares também se apurou para a final de pares ao lado da compatriota Anastasia Tikhonova.
As duas russas levaram a melhor sobre Isabelle Haverlag (Países Baixos) e Yuriko Lily Miyazaki (Grã-Bretanha) em duas partidas, por 7-5 e 6-2, num dos últimos encontros do dia no Tennis Club da Figueira da Foz.
Apesar da tenra idade, Korneeva já ergueu títulos nas duas variantes no circuito internacional: um em pares, num 25.000 dólares em Sharm El Sheikh durante 2022, e dois em singulares, o mais recente num 60.000 dólares em Pretória já esta época. Mas na Figueira da Foz poderá erguer o — ou até os — troféu(s) mais importante(s) da carreira profissional, apenas meses depois de se ter sagrado campeã do Australian Open e de Roland-Garros juniores, um escalão que ainda nem é o seu dado estar a viver o último ano como sub 16.
Para isso, ao lado de uma parceira experiente como Tikhonova (12 títulos na variante, incluindo quatro esta época dos quais três em 60.000 dólares) terá de passar por Eudice Wong Chong e Arianne Hartono.
As tenistas de Hong Kong e Países Baixos, respetivamente, são as segundas cabeças de série e asseguraram um lugar na decisão de sábado ao vencerem Rutuja Bhosale e Emily Webley-Smith por 6-3 e 6-1.