FIGUEIRA DA FOZ – A russa Alina Korneeva, número 326 da hierarquia WTA e líder do ranking de juniores, continua a vencer no Figueira da Foz Ladies Open e já está nos quartos de final do primeiro torneio de 100.000 dólares da carreira. Vinda da fase de qualificação, a jovem de 16 anos somou a vitória mais expressiva da semana e bateu a japonesa Haruka Kaji (227.ª) por 6-1 e 6-1.
A vencedora do Australian Open e de Roland-Garros de 2023 no escalão de sub 18 (e ainda semifinalista em Wimbledon) não se deslumbrou depois de bater Harriet Dart, segunda favorita ao título, na ronda inaugural do quadro principal e fechou o quarto duelo na Figueira da Foz em apenas 66 minutos.
Cada vez mais habituada às condições de jogo que diz não adorar – ainda que a jornada desta quinta-feira tenha sido a menos ventosa dos seus encontros -, Korneeva mostrou-se intratável frente a uma opositora mais cotada, sobretudo através da fabulosa pancada de esquerda, e reforçou o estatuto de outsider na luta pelo troféu do próximo domingo.
Apurada pela quarta vez esta temporada para os quartos de final de uma prova profissional (tem um título de 60.000 dólares como resultado de maior destaque), a melhor júnior da época – se tivesse também conquistado Wimbledon teria sido a primeira da história a erguer os três primeiros Grand Slams de um ano civil – agendou embate esta sexta-feira frente a Ylena In-Albon, quinta pré-designada.
A suíça (162.ª WTA) impôs-se num duelo de muito bom nível face à australiana Arina Rodionova (199.ª), jogadora com mais vitórias em 2023 no circuito profissional e que adora jogar em Portugal. In-Albon (campeã no Clube Escola de Ténis de Oeiras e em Palmela em 2018) recuperou de set e duas vezes break de atraso no parcial decisivo para celebrar por 2-6, 6-3 e 7-5 após 2h44 minutos.
Entretanto, ficou a conhecer-se um último ‘acasalamento’ dos quartos de final do Figueira da Foz Ladies Open. Harmoy Tan, a jogadora com melhor ranking de carreira ainda em prova (90.º) frente a Zhuoxuan Bai, a tenista melhor cotada das sobreviventes (quarta cabeça de série fruto do 138.º posto).
Harmony Tan (245.ª na atualidade), no derradeiro duelo do dia, em sessão noturna, bateu Francesca Curmi (321.ª), qualifier de Malta, por 6-3 e 7-5 em 1h31. Quanto a Bai superou facilmente a espanhola Irene Burillo Escorihuela (228.ª) em apenas 52 minutos com duplo 6-1.
Notícia atualizada às 20h50.