Nuno Pinheiro nunca mais vai esquecer o dia 26 de julho de 2023, pois foi esta quarta-feira que conquistou o primeiro ponto ATP da carreira e garantiu a inédita entrada no ranking mundial de singulares. Não só o fez, como com pompa e circunstância ao afastar um dos cabeças de série do ITF de 25.000 dóalres do Porto.
Depois de registar três vitórias que lhe permitiram ultrapassar a fase de qualificação, o jovem de 19 anos prolongou a campanha no Complexo Desportivo do Monte Aventino ao surpreender o britânico Stuart Parker (448.º ATP e sexto pré-designado) em duas partidas, por 6-2 e 7-6(5), depois de 1h48.
O Porto Open foi o segundo ITF no qual Nuno Pinheiro conseguiu inscrever o nome num quadro principal de singulares (já o tinha feito no primeiro de dois torneios na Beloura em setembro do último ano), mas o primeiro no qual deu um passo extra. Ou seja, com o resultado desta quarta-feira o tenista do CETO obteve o primeiro ponto ATP da carreira, que lhe permitirá entrar no ranking mundial de singulares pela primeira vez no dia 7 de agosto.
Para prolongar a campanha na prova da cidade invicta, Pinheiro terá de superar o vencedor do encontro entre o compatriota Afonso Portugal (convidado da organização) e o qualifier francês Adan Freire da Silva (1649.º).
Porque tenho acompanhado todo o teu percurso e o teu esforço e dedicação deixo-te os PARABÉNS pelas tuas conquistas neste torneio. Neste especial ” dia dos avós ” nada de melhor me poderias oferecer. Principalmente oferece a ti próprio, à família e a quem tem acreditado em ti. Abraço sem fim.