O português Francisco Cabral (47.º classificado no ranking mundial) apurou-se, na manhã desta sexta-feira, para a quarta final de pares da carreira no circuito ATP e primeira ao lado do brasileiro Rafael Matos (49.º), com quem lutará pelo título em Bastad, na Suécia.
De regresso à terra batida depois de um mês inteiro na relva, a dupla luso-brasileira celebrou a terceira vitória consecutiva em duas partidas ao afastar os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler (terceiros cabeças de série) por 6-2 e 6-3.
Desta forma, Francisco Cabral e Rafael Matos apuraram-se pela primeira vez enquanto parceiros para a final de uma prova do circuito principal. A decisão em Bastad será a quarta da carreira ao mais alto nível para o português, que iguala o recorde nacional até aqui detido por João Cunha e Silva, e a 10.ª para o brasileiro, curiosamente um dos campeão em título deste torneio sueco juntamente com o espanhol David Vega Hernandez.
No domingo, Francisco Cabral tentará conquistar o terceiro título em torneios ATP (passaria a ser o recordista português na variante de pares), enquanto Rafael Matos estará à procura do sétimo troféu de campeão. Para tal, o português e o brasileiro terão de superar os vencedores do encontro entre Simone Bolelli/Andrea Vavassori e Gonzalo Escobar/Aleksandr Nedovyesov — este último parceiro do português na final que disputou já em abril no ATP 250 de Banja-Luka.