A fase de qualificação do Porto Open feminino mais forte dos últimos 20 anos terminou sem portuguesas entre as apuradas, uma vez que as cinco representantes nacionais que foram a jogo durante o fim de semana não passaram da primeira ronda no Complexo Desportivo do Monte Aventino.
Única portuguesa com ranking WTA (é a 1228.ª) entre as que foram a jogo, Sara Lança não conseguiu surpreender a norte-americana Paris Corley (784.ª) e cedeu por 6-2 e 6-2.
Tal como ela, também Elizabet Hamaliy, Milla Sequeira, Joana Baptista e Maria João Reis Fonseca acabaram travadas na eliminatória inaugural do qualifying.
Estes resultados significaram que no quadro principal do Porto Open W40 estarão quatro tenistas ‘da casa’: as irmãs Francisca Jorge — que é a única entre as cabeças de série — e Matilde Jorge tiveram entrada direta, enquanto Lena Couto e Sana Garakani foram congratuladas com wild cards por parte da organização.
Entre a comitiva internacional destacam-se a neerlandesa Arianne Hartono, que será a primeira cabeça de série, a francesa Kristina Mladenovic, que já foi top 10 em singulares e número um mundial em pares, e a russa Alina Korneeva, de 16 anos e atual número um mundial de sub 18 que este ano venceu o Australian Open e Roland-Garros de juniores antes de cair nas meias-finais de Wimbledon, onde procurava tornar-se na primeira rapariga da história a vencer os três primeiros torneios do Grand Slam da época júnior.