A viagem de Carlos Alcaraz a Turim era dada cada vez mais como certa, mas a conquista do título de Wimbledon eliminou a espera e apurou o espanhol para o ATP Finals. Com a primeira de oito vagas de elite ocupadas pelo número um mundial, é o sérvio Novak Djokovic quem passa a ficar à beira de seguir o mesmo caminho.
O fenómeno de Múrcia, que com apenas 20 anos extinguiu a hegemonia do Big Four no All England Club para se tornar o terceiro mais jovem campeão da história do centenário torneio britânico, espera fazer a estreia na prova que reune os oito melhores do ano, depois de em novembro passado ter sido forçado a desistir devido a lesão.
Aberto o caminho para o torneio que se disputa pelo terceiro ano consecutivo na Pala Alpitour, em Turim, é o campeão em título Novak Djokovic a ter mais sérias chances de ocupar o segundo lugar de apuramento, a menos de 500 pontos de distância. Outros dos concorrentes na Corrida para o ATP Finals — que completariam o lote neste momento — são Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas, Jannik Sinner, Holger Rune, Andrey Rublev e Casper Ruud.