O Porto Open é anualmente o torneio de ténis mais importante da cidade invicta e em 2023 reinventou-se ao dividir-se em três semanas que farão do Complexo Desportivo do Monte Aventino palco e casa da série de provas internacionais e profissionais mais extensa do ano em Portugal.
A 24.ª edição do Porto Open começa com o torneio feminino mais importante desde 2002, o Porto Open W40 — um ITF de 40.000 dólares que acontecerá nos courts de piso rápido entre os dias 15 e 23 de julho.
Quando a nova campeã estiver a ser coroada já terá começado, no mesmo local, o Porto Open M25, que marca o regresso dos ITF masculinos à cidade invicta pela primeira vez desde que, em 2020, o português Gastão Elias se sagrou campeão.
Esta prova acontecerá entre 23 e 30 de julho e antecederá o torneio masculino mais importante de sempre no Porto, o Porto Open Challenger 125, que entre 30 de julho e 6 de agosto fará passar pelo Monte Aventino vários jogadores do top 100 mundial e a maioria dos melhores tenistas portugueses.