Mais um dia, mais um encontro, mais uma vitória para Mirra Andreeva: este domingo, a jovem russa superou a campanha histórica de Roland-Garros e apurou-se para a quarta ronda de Wimbledon na primeira participação de sempre no torneio do Grand Slam britânico onde nem sequer jogou o torneio júnior. Afinal, acabou de celebrar o 16.º aniversário…
Obrigada a esperar pelo antigo “Middle Sunday” (em 2022 o torneio aboliu a tradição de interromper a ação no domingo do meio) para disputar um encontro inicialmente agendado para a véspera, Andreeva não deu sinais de sofrer com o nervosismo e afastou a 21.ª cabeça de série, Anastasia Potapova, por 6-2 e 7-5.
Com uma entrada fulminante no duelo, Andreeva quebrou o serviço a Potapova em três ocasiões para vencer a primeira partida de forma autoritária. A história do segundo parcial foi diferente, uma vez que a compatriota reagiu e chegou a liderar por 4-1 antes de deixar escapar a recuperação. Ao todo, a mais nova das duas tenistas russas teve 21 (!) pontos de break, dos quais converteu seis.
A vitória deste domingo foi a sexta de Mirra Andreeva em Wimbledon, pois para além das três que já soma no quadro principal tinha assinado três para ‘furar’ a fase de qualificação.
Atualmente no 102.º lugar do ranking (já esteve no top 100), a jovem de 16 anos tornou-se na mais nova desde Coco Gauff, então com 15, a chegar à quarta ronda/oitavos de final do torneio.
A próxima adversária de Mirra Andreeva será Madison Keys, que está em excelente forma (foi campeã do WTA 250 de Eastbourne) e no sábado passou com tranquilidade por Marta Kostyuk (6-4 e 6-1) para chegar pela 18.ª vez na carreira à segunda semana de um torneio do Grand Slam.