As irmãs portuguesas Francisca Jorge e Matilde Jorge sagraram-se, este sábado, campeãs de pares do Cantanhede Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares onde ambas foram eliminadas na segunda ronda de singulares, mas que conseguiram fechar de forma positiva com a 12.ª conquista enquanto parceiras no circuito internacional.
Primeiras cabeças de série e indiscutíveis favoritas ao título pelos resultados que têm protagonizado na variante (são ambas top 150 mundial de pares), as duas jovens vimaranenses, de 23 e 19 anos, respetivamente, não cederam qualquer set ao longo da campanha, que terminou com um triunfo por 6-3 e 6-3 sobre as britânicas Madeleine Brooks e Holly Hutchinson.
Apesar de não substituir, o título de pares conquistado este sábado ajudará a deixar para trás prestações menos positivas nos singulares: Francisca Jorge era a campeã em título e ficou-se pela segunda ronda, a mesma fase em que Matilde Jorge deixou escapar cinco match points que lhe teriam dado uma das melhores vitórias da carreira.
Feitas as contas, o título no Cantanhede Ladies Open foi o 12.º para as duas irmãs enquanto parceiras no circuito internacional. Desses, oito aconteceram em Portugal — sempre em provas diferentes — e quatro em 2023, ano em que já tinham celebrado no ITF de 40.000 dólares de Bengaluru, na Índia, e em dois ITF de 25.000 dólares em Palmanova, Maiorca (Espanha).
No cômputo geral, o palmarés de Francisca Jorge (que é a 124.ª do ranking mundial de pares) passa a contar com 21 troféus de campeã, enquanto o de Matilde Jorge (137.ª) aumenta para 14.