A portuguesa Matilde Jorge (642.ª classificada no ranking WTA) seguiu os passos da irmã mais velha, Francisca Jorge, e apurou-se para a segunda ronda do Cantanhede Ladies Open no duelo que abriu a jornada desta quarta-feira.
Com entrada direta no quadro principal de singulares, a jovem vimaranense de 19 anos só precisou de 87 minutos para confirmar o favoritismo contra a qualifier britânica Aryana Barlett (1319.ª), dois anos mais nova, graças aos parciais de 6-2 e 6-4.
Superior à adversária, Matilde Jorge controlou o encontro desde o início. Depois de uma primeira partida de sentido único, a número dois portuguesa perdeu por duas vezes o break de avanço no segundo parcial, mas nos dois momentos foi rápida a recuperá-lo: primeiro ao 2-1, depois de ceder o serviço com uma dupla falta, e depois ao 5-4, quando desperdiçou a oportunidade de servir para a vitória e voltou a elevar o nível na resposta para consumar o triunfo.
Um dia depois de Francisca Jorge, que foi a primeira portuguesa a vencer em singulares, Matilde Jorge seguiu os passos da irmã mais velha e e avançou para a segunda eliminatória, na qual medirá forças com a vencedora do embate entre a francesa Maneva Rakotomalala (378.ª) e a australiana Arina Rodionova 234.ª), segunda cabeça de série.