A chuva tem assumido o protagonismo no All England Club e forçado a suspensão de todos os encontros, mas numa das breves janelas em que se jogou esta quarta-feira outro motivo gerou uma interrupção: no recatado Court 18, dois ativistas ambientais invadiram o campo a meio da partida entre Grigor Dimitrov e Sho Shimabukuro.
Deborah Wilde e Simon Milner-Edwards, os dois intrusos do movimento Just Stop Oil, lançaram confettis que preencheram a relva e também atiraram para o solo uma caixa de um puzzle alusivo ao Centre Court do emblemático torneio britânico.
“Sou apenas uma avó que resiste contra as políticas deste governo de dar novas licenças de gás e de petróleo. Tivemos o mês de junho mais quente de sempre, não precisamos de um olho de falcão para ver que a emissão de 100 novas licenças de combustível fóssil é uma chamada de linha muito má”, justificou Wilde.
“Estou aqui pelos meus netos e por todas as outras pessoas, não vou deixar que os nossos políticos destruam tudo e deixem que a geração seguinte apanhe as peças. A coisa que menos queria fazer era estragar a diversão das pessoas em Wimbledon, mas neste momento, no Centre Court, é a humanidade vs. petróleo e gás”, reivindicou Milner-Edwards.
Detidos os ativistas e enquanto se procedia à remoção dos objetos, a chuva voltou a cair sobre Londres e tanto esta partida, como todas as outras, voltaram a ser suspensas.