O número dois nacional Frederico Silva (188.º) regressou da melhor maneira à relva do complexo de Roehampton e deu na tarde desta segunda-feira o primeiro passo em direção ao quadro principal de Wimbledon, onde já se encontram os compatriotas Nuno Borges e Francisco Cabral (este último no quadro de pares).
Numa exibição pautada pelo elevado ritmo apresentado pelo jogador das Caldas da Rainha, foi sem grandes demoras que o atleta luso conseguiu eliminar a resistência do antigo número 23 mundial Damir Dzumhur (164.º), com os parciais de 6-3 e 6-4.
Depois de não ter concretizado as primeiras oportunidades de break, foi pouco depois que Silva aproveitou uma das chances seguintes para se encaminhar para a conquista do parcial de abertura. Dzumhur deu a réplica necessária para reentrar nas contas do encontro, só que o português reverteu com distinção quando perdia por 1-4 para vencer os cinco últimos jogos de forma consecutiva.
Frederico Silva, que já em 2021 ficou a um único triunfo de fazer a estreia no quadro principal do terceiro Grand Slam da temporada, apura-se para a ronda intermédia e tem embate agendado com o equatoriano Emilio Gomez (127.º), com quem vai discutir na próxima quarta-feira o acesso à derradeira ronda.