Sofia Araújo e Ana Catarina Nogueira são as campeãs nacionais de padel de 2023. As duas melhores jogadoras portuguesas da atualidade confirmaram o favoritismo e conquistaram o título pela quarta vez nos últimos cinco anos ao derrotarem na final deste domingo Catarina Vilela e Kátia Rodrigues, precisamente as únicas que as conseguiram travar desde que iniciaram a parceria na prova rainha do calendário nacional.
Com o RacketsPro do Estádio Universitário de Lisboa como palco da decisão, que foi a terceira consecutiva entre as duas duplas, Araújo e Nogueira confirmaram o favoritismo e venceram Vilela e Rodrigues por 6-1 e 6-2.
Concluída uma campanha irrepreensível ao longo da qual não cederam qualquer set nos quatro encontros disputados, Sofia Araújo e Ana Catarina Nogueira sagraram-se campeãs nacionais de padel pela quarta vez enquanto parceiras, juntando o título de 2023 aos conquistados em 2022, 2020 e 2019.
Se para Sofia Araújo, de 28 anos e atalmente no 12.º lugar do ranking World Padel Tour, este se tratou precisamente do quarto título de campeã nacional de padel, para Ana Catarina Nogueira foi o 12.º título de campeã.
Atualmente com 44 anos e no 50.º lugar do ranking mundial, a melhor padelista portuguesa da história começou por vencer cinco edições do campeonato nacional de padel que durante alguns anos foi organizado pela Federação Portuguesa de Ténis (2010 com Ana Rita Ascenso, 2011 com Manuela Costa, 2012 com Leninha Medeiros e 2013 e 2014 ao lado de Kátia Rodrigues) e já na prova levada a cabo pela Federação Portuguesa de Padel triunfou nas edições de 2016, 2017 e 2018 com Filipa Mendonça antes de iniciar a parceria de sucesso com Sofia Araújo.