A jovem portuguesa Angelina Voloshchuk concluiu, este sábado, a melhor semana da carreira no circuito profissional com uma derrota nas meias-finais de singulares do Setúbal Ladies Open para a primeira cabeça de série.
Depois de três vitórias que lhe permitiram estrear-se em segundas rondas, quartos de final e meias-finais de torneios ITF (e logo num evento de 25.000 dólares), a tenista de 16 anos ainda sem ranking WTA cedeu por 7-5 e 6-2 para Arianne Hartono, jogadora dos Países Baixos que surge no 220.º posto da hierarquia mundial.
Sem nada a perder, Voloshchuk foi a tenista que entrou melhor no encontro e com dois breaks precoces colocou-se mesmo a liderar por 5-2. Só que a reação de Hartono (11 anos mais velha e bem mais experiente) não tardou e a tenista neerlandesa acabou por virar por completo o parcial inaugural, com a recuperação a dar-lhe fôlego e motivação para, na segunda partida, caminhar já de forma bem mais folgada para a final.
No domingo, a tenista dos Países Baixos discutirá o título da primeira edição do Setúbal Ladies Open com a norte-americana Madison Sieg (509.ª), que derrotou Anna Kubareva (339.ª) por claros 6-1 e 6-3.
Quanto a Angelina Voloshchuk, deu por terminada a melhor semana da carreira com vários objetivos alcançados e a certeza de que, ainda este mês, entrará pela primeira vez no ranking e logo entre as 1.000 primeiras, juntando-se às compatriotas Francisca Jorge, Matilde Jorge, Inês Murta, Ana Filipa Santos (as únicas no top 1000), Sara Lança e Maria Garcia no restrito grupo de tenistas portuguesas com classificação WTA.
Artigo corrigido às 15h40 com a diferença de idades correta entre Voloshchuk e Hartono.