Matilde Jorge (19 anos) impôs-se, pela segunda vez consecutiva, à irmã Francisca Jorge (23 anos) e apurou-se para os quartos de final de singulares do Setúbal Ladies Open, torneio internacional de 25.000 dólares no qual terá como próxima adversária a compatriota Angelina Voloshchuk.
No quinto frente a frente entre ambas no circuito internacional e primeiro da temporada, a mais nova das duas irmãs de Guimarães triunfou pelos parciais de 7-5 e 6-3 ao cabo de 1h49.
Matilde Jorge foi a jogadora que tomou a primeira iniciativa em ambos os parciais, ao assinar sempre as quebras de serviço inaugurais, mas duas duas vezes recebeu resposta de Francisca Jorge, sendo obrigada a novos esforços para segurar a vitória: no primeiro, a mais velha puxou da experiência para recuperar de 2-5 para 5-5, mas voltou a ser quebrada quando servia para forçar um tie-break; já no segundo, também a perder por 2-5 a número um nacional dispôs de um 0-40 para devolver o break e servir a 4-5, mas Matilde Jorge acabou por encaixar cinco pontos consecutivos que lhe deram a vitória.
Com a vitória desta quinta-feira, Matilde Jorge apurou-se pela quinta vez na carreira para os quartos de final de singulares de um torneio ITF, sempre na categoria de 25.000 dólares. Estes serão os primeiros desde o Funchal em novembro de 2022, quando curiosamente também superou a irmã numa segunda ronda.
A próxima adversária da jovem de Guimarães será a ainda mais nova Angelina Voloshchuk (16 anos), que até esta semana não tinha vitórias em quadros principais de singulares de torneios ITF. Ou seja, a vencedora desse duelo luso, agendado para sexta-feira, chegará pela primeira vez a umas meias-finais deste nível.