A portuguesa Carolina Mesquita celebrou, esta segunda-feira, mais uma vitória no qualifying do Setúbal Ladies Open e colocou-se a um triunfo do apuramento para o quadro principal do torneio internacional feminino de 25.000 dólares que o Clube de Ténis de Setúbal organiza, com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ténis, entre os dias 4 e 11 de junho.
Um dia depois de ter celebrado a primeira vitória da carreira em torneios do circuito internacional, a jovem portuguesa de apenas 16 anos deu mais um passo em frente ao surpreender a 14.ª cabeça de série Mariya Kostyuk, da Ucrânia, no match tie-break, graças aos parciais de 7-5, 2-6 e 10-6.
Desta forma, Carolina Mesquita apurou-se para a terceira e última ronda da fase de qualificação. Na terça-feira, a jovem lusa — que foi vice-campeã nacional de sub 16 em 2021 — vai discutir o apuramento para o quadro principal com a francesa Beverley Nyangon, também de 16 anos e sem ranking WTA.
Na jornada desta segunda-feira foram a jogo outras nove jogadoras portuguesas, mas todas concluíram as participações: depois de passarem com sucesso pela primeira ronda, Analu Freitas e Andreia Semeano cederem, respetivamente, perante a australiana Gabriela da Silva Fick (segunda favorita) e a espanhola Julia Cambior (10.ª).
Já Sara Lança, Sana Garakani, Milla Sequeira, Sofia Pinto, Adriana Pellizzari, Carla Tomai, Érica Pintado, que tinham ficado isentas da primeira ronda, não conseguiram ser felizes nas estreias.
Carolina Mesquita será, por isso, a única jogadora ‘da casa’ a discutir o acesso ao quadro principal, no qual procurará juntar-se a seis representantes nacionais que conheceram os respetivos percursos na jornada desta segunda-feira.
Francisca Jorge (286.ª WTA) é a quarta cabeça de série e aguarda por uma qualifier, tal como a irmã, Matilde Jorge (725.ª).
Já Maria Garcia (1346.ª), uma das quatro eleitas para receber um dos wild cards à disposição, terá como primeira adversária a sérvia Katarina Kozarov (495.ª), enquanto Angelina Voloshchuk iniciará a campanha com a britânica Sarah Beth Grey (532.ª) e Matilde Morais com a norte-americana Madison Sieg (509.ª). Maria Inês Fonte, que antes de viajar para os EUA, onde está a estudar, chegou a ser 823.ª, terá de aguardar pela conclusão do qualifying.