A bielorrussa Aryna Sabalenka apurou-se para os quartos de final de Roland-Garros pela primeira vez na carreira ao sair vencedora do primeiro encontro feminino a ser escolhido para uma sessão noturna na edição deste ano.
O frente a frente com Sloane Stephens foi um choque entre duas campeãs de torneios do Grand Slam que após 1h41 sorriu à número dois mundial graças aos parciais de 7-6(5) e 6-4.
Apesar de ter sido capaz de resolver o encontro em dois sets, Sabalenka podia ter sido mais rápida a celebrar o apuramento para os quartos de final. Isto porque a bielorrussa liderou por 5-0 na primeira partida e, depois de ter sido quebrada na primeira ocasião em que serviu para a fechar (ao 5-1), dispôs de quatro set points no serviço de Stephens (um ao 5-2, três ao 5-4). Só que a norte-americana conseguiu ensaiar uma recuperação que só terminou no tie-break, em que Sabalenka recuperou de um mini-break para agarrar definitivamente a liderança.
Campeã em título do Australian Open, Aryna Sabalenka apurou-se pela primeira vez na carreira para os quartos de final de Roland-Garros (era o único torneio do Grand Slam em que ainda não o tinha feito), que se joga na mesma superfície em que, já nesta fase do ano, disputou a final do WTA 500 de Estugarda e venceu o WTA 1000 de Madrid — ainda que as condições reais sejam bem distintas, pois a prova germânica é num recinto coberto e a espanhola acontece num complexo em que os courts principais são semelhantes a campos cobertos mesmo quando têm as coberturas recolhidas.
A adversária que se segue é Elena Svitolina, ucraniana que tem sido muito apoiada pelo público (é casada com Gael Monfils) e que levou a melhor contra Daria Kasatkina por 6-4 e 7-6(5).