As portuguesas Analu Freitas, Carolina Mesquita e Andreia Semeano, respetivamente de 15, 16 e 17 anos, estrearam-se este domingo a vencer encontros no circuito mundial feminino ao carimbarem os apuramentos para a segunda ronda do qualifying do Setúbal Ladies Open. Organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e da Federação Portuguesa de Ténis, o torneio internacional de 25.000 dólares cumpre a primeira edição e realiza-se entre os dias 4 e 11 de junho.
Numa jornada preenchida, a primeira a vencer foi Analu Freitas — precisamente a mais nova das portuguesas que seguiram em frente. Com apenas 15 anos, carimbou a primeira vitória em provas ITF ao superar a espanhola Adriana Kateryna Bennasar Motilla, de 20 anos, por autoritários 6-1 e 6-1.
Depois, também Carolina Mesquita seguiu para a segunda eliminatória. A jovem de 16 anos, vice-campeã nacional do escalão em 2021, levou a melhor num duelo entre colegas de treino ao vencer Teresa Franco Dias por 6-3 e 7-5 e também celebrou pela primeira vez em provas do circuito internacional profissional.
O último triunfo luso do dia foi assinado por Andreia Semeano, que triunfou no match tie-break perante a brasileira Giulia Pereira de Aguiar graças aos parciais de 7-6, 2-6 e 10-3.
Com as vitórias deste domingo, Freitas (terá como próxima adversária Gabriela da Silva Fick, da Austrália), Mesquita (que vai enfrentar a ucraniana Mariia Kostiuk) e Semeano (encontro agendado com Julia Camblor, de Espanha) juntaram-se na segunda de três rondas a Sara Lança, Milla Sequeira, Sana Garakani, Sofia Pinto, Adriana Pellizzari, Carla Tomai, Érica Pintado, que ficaram isentas da eliminatória inaugural.
Em sentido contrário, Amália Suciu (6-1 e 7-5 para Hanna Hafez), Elizabet Hamaliy (6-3 e 7-5 favoráveis a Baylen Brown), Matilde do Canto Parreira (6-3 e 7-6 para Nicole Giannini) e Maria Beatriz Teixeira (7-5 e 7-5 a favor de Alejandra Ramirez Botella) não conseguiram superar os respetivos encontros da primeira ronda.