Ainda não foi desta que o português Frederico Silva (230.º classificado no ranking mundial) celebrou a conquista do primeiro título no circuito Challenger: a disputar a quarta final da carreira e terceira dos últimos oito meses a este nível, o português concluiu a campanha em Troisdorf, na Alemanha, como vice-campeão.
Depois de quatro triunfos, o número dois nacional cedeu após 2h43 e pelos parciais de 6-2, 5-7 e 6-3 perante o russo Ivan Gakhov (175.º), que curiosamente já tinha ganho a final anterior com um português envolvido ao beneficiar da desistência de Gastão Elias em Girona.
Antes de Troisdorf, Frederico Silva já tinha jogado as finais de São Paulo, em novembro de 2020, e, mais recentemente, Kobe e Yokkaichi (ambas no Japão) em novembro de 2022.
Apesar de não ter conseguido concretizar a recuperação na final deste domingo, o jogador das Caldas da Rainha vai sair de solo alemão com uma importante subida de aproximadamente 40 lugares que lhe permitirá regressar ao top 200 (187.º posto) e ficar a 19 degraus de igualar a melhor classificação da carreira.
Na próxima semana, Frederico Silva viajará até Prostejov, na República Checa, para disputar mais um torneio Challenger, seguindo-se os de Bratislava (Eslováquia) e Poznan (Polónia).
Última atualização às 16h59.