Lorenzo Sonego (48.º no ranking ATP) está de regresso à quarta ronda de Roland-Garros. O italiano conseguiu uma reviravolta épica, numa altura em que perdia por dois sets contra o russo Andrey Rublev (7.º) e acabou mesmo por ganhar o encontro pelos parciais de 5-7, 0-6, 6-3, 7-6(5) e 6-3, ao fim de quase quatro horas.
Durante os primeiros dois sets, o russo foi indubitavelmente o melhor jogador do encontro, forçando erros ao adversário e conseguindo converter mais break points. Ainda assim, Sonego nunca se deixou ir abaixo e foi ele quem forçou Rublev a errar mais no terceiro set, conseguindo obrigar o encontro a um quarto.
No quarto set, o italiano conseguiu adiantar-se sem dificuldades, aproveitando-se dos winners (12) e dos erros que conseguiu novamente forçar ao adversário (19). No entanto, nenhum dos tenistas deu o braço a torcer e foi mesmo preciso recorrer a um tiebreak que, apesar de equilibrado, foi conquistado por Sonego, depois de Rublev ter desperdiçado a oportunidade de conseguir um match point com uma resposta para fora a um segundo serviço do transalpino, quando liderava por 5-4.
O quinto e último set foi o mais castrador para Rublev, sendo aquele em que cometeu mais erros, tanto forçados como não forçados e em que conseguiu converter menos pontos. Sonego aproveitou-se desta questão para mostrar superioridade e fechar o encontro com uma percentagem de 82% de pontos ganhos com o primeiro serviço.
Sonego iguala assim o melhor resultado da carreira em Roland-Garros, com um regresso à quarta ronda três anos depois. Na próxima eliminatória, o italiano vai encontrar-se com mais um russo, Karen Khachanov (11.º), que venceu na terceira ronda o encontro com o australiano Thanasi Kokkinakis (108.º).