Gonçalo Oliveira (317.º) adicionou esta sexta-feira a quarta vitória da semana e carimbou o passaporte para a final do ITF de 25.000 dólares de Roma — a quarta que vai disputar na presente temporada. O número três nacional sobressaiu-se num embate entre pré-designados e tem este sábado a missão de preservar um rácio de invencibilidade nas decisões em que participou em 2023.
A partilhar o court com o helvético Remy Bertola (386.ª), o portuense de 28 anos não perdeu tempo para passar para o comando da partida e três breaks conquistados de forma consecutiva na fase inaugural contrastaram com duas quebras mais tarde sofridas. No segundo parcial, uma única quebra de serviço obtida foi suficiente para selar a vitória por 6-3 e 6-4, ao cabo de cerca de uma hora e meia.
Já com a garantia de regresso ao top 300 na próxima atualização do ranking, Gonçalo Oliveira pode fazer o pleno na cidade eterna e vai discutir o título com um jogador da casa, Luca Potenza (492.º). Caso consiga confirmar o estatuto de segundo cabeça de série, vai juntar ao currículo o 11.º título no ITF World Tennis Tour — quarto num espaço de três meses.