PARIS — Cerca de 24 horas depois de terem selado o apuramento para a segunda ronda do quadro de pares de Roland-Garros, o português Francisco Cabral e o brasileiro Rafael Matos conheceram, no final da manhã desta quarta-feira, os próximos adversários no torneio do Grand Slam francês.
Lado a lado pelo terceiro torneio consecutivo (depois de um Challenger 175 e de um ATP 250, agora um Grand Slam), Cabral e Matos vão lutar pelo apuramento para a terceira ronda, equivalente aos oitavos de final, com Max Purcell e Ben Shelton.
Este será o segundo encontro consecutivo em que a dupla luso-brasileira terá pela frente pelo menos um campeão em título de um torneio do Grand Slam: Purcell venceu Wimbledon em 2022 ao lado de Matthew Ebden, enquanto os adversários anteriores, Rinky Hijikata e Jason Kubler (curiosamente também australianos), venceram a edição deste ano do Australian Open.
Oitavo português a participar no quadro de pares masculinos de Roland-Garros, Francisco Cabral tornou-se na terça-feira no quinto a disputar pelo menos uma vez todos os torneios do Grand Slam nesta variante e apenas no quarto a ultrapassar uma ronda em Paris. Igualado o feito alcançado por Emanuel Couto e Bernardo Mota enquanto parceiros em 1997, o tenista do Porto tentará alcançar o registo de João Sousa, que em duas ocasiões (2014 e 2018) chegou à terceira eliminatória.