Num domingo que marcou a conclusão da fase de qualificação do Lousada Junior Cup, cinco foram os jogadores portugueses que deram continuidade à vitória na estreia: se no lado masculino Gonçalo da Rosa Castro, Gabriel Tacanho, Daniel Marincas e Rodrigo Leal agarraram o passaporte para o quadro principal, também na variante feminina a armada lusa sofreu um aumento com Clara Fonte.
Depois de já ter assinado o segundo triunfo esta manhã, Gonçalo da Rosa Castro fez o pleno na fase prévia e com os parciais de 6-3 e 6-2 bateu o francês Zhi-Yan Pontiac Kwan Tat para avançar para a próxima etapa. O mesmo caminho seguiu Gabriel Tacanho, que depois de já ter deixado para trás um compatriota voltou a prevalecer num embate 100% nacional, com 6-3 e 6-1 sobre João Barreto.
Outro a sorrir em duelo de figuras da casa foi Daniel Marincas, que conseguiu fazer jus ao estatuto de terceiro cabeça de série do qualifying para superiorizar-se a Dino Molokova Ferreira por 6-2 e 6-3. E Rodrigo Leal completou o lote de apurados do quadro masculino após, e à semelhança dos compatriotas, também ter brilhado noutro confronto português, com Vicente Faria, por 6-3 e 6-2.
Numa competição feminina menos positiva no capítulo da concretização para as cores nacionais, foi Clara Fonte a única das apuradas para a segunda ronda da fase de qualificação a prolongar o registo rumo à próxima etapa. Para isso, encarregou-se de bater a russa Lubov Khulapova numa batalha resolvida in extremis, por 4-6, 7-5 e 10-7.