Um dia depois de ter marcado o regresso às vitórias no seguimento da final alcançada no Oeiras CETO Open, Francisca Jorge (282.ª) não conseguiu prolongar o percurso no ITF de 25.000 dólares de Platja d’Aro, em Espanha. Em ‘dia não’, a número um nacional ficou longe de discutir o rumo do encontro com uma das favoritas e passa a focar-se na variante de pares.
A jovem vimaranense de 22 anos não conseguiu encontrar os argumentos necessários para complicar a tarefa à britânica Sonay Kartal (213.º) e depois de uma entrada apática o desenrolar da partida manteve-se pouco positivo para o seu lado. Sem ritmo para procurar inverter o cenário, Jorge viria a perder por 6-1 e 6-0.
Eliminadas as esperanças de um eventual apuramento para os quartos de final numa semana em que atingiu o ponto mais alto da carreira no ranking WTA, Francisca Jorge centra todas as atenções na competição de pares, onde atua ao lado da irmã Matilde Jorge. A dupla nacional, que defende o segundo posto na lista de pré-designadas, beneficiou da desistência de adversárias e ocupou a primeira vaga das meias-finais.