João Sousa (162.º) é o único representante nacional inscrito na fase de qualificação do Masters 1000 de Roma e ficou este domingo a conhecer o caminho a trilhar, em busca de se juntar a Nuno Borges no quadro principal. O número dois nacional vai voltar a ter pela frente um adversário que não lhe traz boas memórias, duas semanas de ceder no primeiro embate entre ambos.
O vimaranense de 34 anos tem confronto agendado com o russo Roman Safiullin (112.º), precisamente o adversário que defrontou (e com quem perdeu, por 6-2 e 6-2) na ronda de estreia da fase de qualificação do Masters 1000 de Madrid. Pelo meio, Sousa fez ainda uma efémera passagem pelo Challenger 175 de Aix-en-Provence, onde viria a ceder também no primeiro teste.
Caso ponha termo ao período menos positivo e consuma a desforra diante do jogador mais cotado, João Sousa vai poder discutir o passaporte de acesso ao quadro principal do prestigiado torneio romano frente ao vencedor do encontro entre o colombiano Daniel Elahi Galan (100.º) e o checo Vit Kopriva (166.º).
qs-3