OEIRAS — Francisca Jorge continua a somar vitórias no Clube Escola de Ténis de Oeiras e este sábado apurou-se para a final do Oeiras CETO Open, que será a mais importante da carreira por ser a primeira em torneios ITF de 60.000 dólares. Ao feito, a melhor tenista portuguesa da atualidade (e 314.ª classificada no ranking WTA) ainda juntou aquela que descreveu como a melhor exibição da semana, mais um motivo para estar “muito contente e orgulhosa” na análise ao triunfo sobre Fernanda Contreras Gomez.
“Estou muito contente, acho que dá para ver pela minha cara”, disse entre risos a jovem vimaranense de 23 anos após celebrar o quarto triunfo da semana — e também o mais autoritário, graças aos parciais de 6-4 e 6-2 contra a mexicana. “Foi uma muito boa prestação e estive ao meu melhor nível desde o início da semana, mas amanhã ainda há mais um encontro e vou entrar a full para ganhar a final”, acrescentou.
Em crescendo desde que iniciou a campanha com uma vitória sofrida em três sets que se prolongaram por 2h51, Francisca Jorge explicou o que lhe permitiu triunfar desta vez em 1h36: “A experiência dos encontros passados. É preciso manter a lucidez e ser fria nos momentos importantes e hoje estive um bocadinho melhor nesse aspeto.”
“Às vezes queremos que elas falhem nos momentos importantes, mas também pode acontecer subirem o nível e jogarem melhor, por isso eu sabia que tinha de jogar o ponto e estive bem nesse aspeto. Mostrei um muito bom nível, sobretudo nos momentos decisivos, por isso fiquei muito feliz”, continuou a número um portuguesa.
Extremamente motivada para a maior final da carreira, Francisca Jorge deixou um apelo ao público para que compareça pelo CETO às 11 horas. A tenista de Guimarães quer o apoio dos portugueses para lutar pela vitória contra Nigina Abduraimova, de quem espera “um ténis muito agressivo, com a bola a saltar mais do que a minha porque ela é muito alta”. No entanto, as armas da uzbeque não assustam a portuguesa, que tem cada vez mais certa de conseguir “ser agressiva e procurar fechar eu os pontos contra adversárias com este tipo de ténis.”