OEIRAS — A portuguesa Francisca Jorge (314.ª classificada no ranking WTA) apurou-se, no início de tarde deste sábado, para a final de singulares do Oeiras CETO Open, que será a mais importante da carreira e a quarta mais importante da história do ténis feminino português.
No quarto encontro da semana no ITF de 60.000 dólares que a Federação Portuguesa de Ténis e o Clube Escola de Ténis de Oeiras organizam, a melhor tenista portuguesa da atualidade superou pela terceira vez uma adversária mais cotada ao aplicar os parciais de 6-4 e 6-2 à mexicana Fernanda Contreras Gomez (189.ª e sexta cabeça de série).
Em crescendo ao longo de toda a semana, Francisca Jorge voltou a contar com a agressividade do fundo do court — e em particular na pancada de direita — que na véspera já lhe permitira vencer em duas partidas. Só que este sábado a jovem de Guimarães foi ainda mais autoritária e não ‘tremeu’ na hora de fechar o duelo, convertendo o quinto match point no primeiro jogo em que teve a oportunidade de selar o triunfo para resolver o confronto em 96 minutos.
Apurada para a final de singulares de um torneio internacional pela oitava vez na carreira (venceu três das anteriores, duas em torneios de 15.000 dólares e uma num 25.000 dólares), Francisca Jorge disputará, no CETO, a primeira decisão numa prova de 60.000 dólares.
Para além de ser a final mais importante da carreira para a tenista de Guimarães, a final deste domingo (às 11 horas) será a quarta mais importante da história do ténis feminino português, só superada pelas que Michelle Larcher de Brito (vice-campeã no ITF de 75.000 dólares de Phoenix em novembro de 2011) e Maria João Koehler (campeã e vice-campeã do ITF de 100.000 dólares de Astana em julho de 2012 e julho de 2013, respetivamente) disputaram.
A derradeira adversária de Francisca Jorge sairá do encontro entre a belga Greet Minnen (173.ª e ex-69.ª) e a uzbeque Nigina Abduraimova (184.ª).