OEIRAS — A portuguesa Francisca Jorge (314.ª classificada no ranking WTA) apurou-se, no início de tarde desta sexta-feira, para as meias-finais de singulares do Oeiras CETO Open, que serão as primeiras em torneios ITF de 60.000 dólares.
A atravessar uma boa fase, a melhor tenista portuguesa da atualidade prolongou a série vitoriosa no Clube Escola de Ténis de Oeiras ao derrotar a norte-americana Asia Muhammad (269.ª classificada no ranking de singulares e 34.ª no de pares) por 6-2 e 7-6(3).
Apesar de ter sido resolvido no tie-break, o duelo esteve muito perto de ser concluído mais cedo, uma vez que a vimaranense de 23 anos chegou a liderar por 5-1 na segunda partida e ainda dispôs de um match point ao 6-5. No entanto, os nervos apoderaram-se de Francisca Jorge, que sentiu dificuldades em continuar a imprimir peso à bola e precisou do ‘tira-teimas’ para recuperar a concentração, acalmar-se e voltar a praticar um ténis ofensivo.
Apurada para as primeiras meias-finais de singulares da carreira em torneios desta dimensão, Francisca Jorge já garantiu a melhor classificação da carreira. Os 27 pontos já somados no CETO colocam-na, provisoriamente, no 287.º lugar do ranking ‘ao minuto’, à frente do 295.º lugar a que chegou em setembro de 2022 e que já faz dela a sexta melhor portuguesa de sempre no circuito WTA.
Para ir um passo mais longe e disputar a primeira final de singulares em torneios de 60.000 dólares, a jogadora de Guimarães terá de passar por Fernanda Contreras. A tenista mexicana defende o estatuto de sexta cabeça de série graças ao 189.º posto que ocupa na hierarquia WTA e superou a francesa Elsa Jacquemot (171.ª) em duas partidas, por 6-3 e 6-4.