O português João Sousa (162.º classificado no ranking mundial) perdeu, na noite desta segunda-feira, na primeira ronda do qualifying do ATP Masters 1000 de Madrid, o segundo torneio desta categoria em terra batida.
A disputar pela oitava vez na carreira o Mutua Madrid Open, o tenista português de 34 anos não conseguiu sorrir no primeiro encontro com Roman Safiullin (112.º) e perdeu pelos parciais de 6-2 e 6-2 com o tenista russo, nono cabeça de série da fase de qualificação.
O encontro desta segunda-feira foi disputado no court Manolo Santana e assinalou o regresso do vimaranense à “pista” principal da Caja Mágica pela primeira vez da histórica campanha que só terminou com uma derrota em três sets perante Rafael Nadal na edição de 2016.
Com a derrota de João Sousa, Nuno Borges passou a ser o único representante português no ATP Masters 1000 de Madrid. O maiato obteve entrada direta no quadro principal (que começa na quarta-feira) e tem encontro marcado com o norte-americano Marcos Giron.
De Madrid, João Sousa deverá voar até Aix-en-Provence, em França, onde já no fim de semana tem presença assegurada no qualifying daquele que é um dos Challengers mais fortes do ano — pertence à nova categoria Challenger 175, pensada para as segundas semanas dos Masters 1000.